BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

MODIGLIANI - Grata Surpresa

Fechei minha semana (inglesa é bem verdade!) indo ao nosso Museu Nacional de Belas Artes assistir a exposição de um artista que pouco conhecia mas pelo que fiquei sabendo no decorrer daquela, tem algo em comum comigo.
Sempre fui uma apaixonada pelas artes em geral mas meu conhecimento das mesmas foi adquirido através de viagens, leituras e conversas.
Explico melhor; sou uma autodidata. E eis a primeira grande surpresa na exposição. Amedeo Modigliani também o foi. Grande parte de meu conhecimento cultural - com relação aos pincéis, neste caso específico - fui e ainda estou adquirindo ao longo da vida em longas conversas com pessoas que "cruzam meu caminho" e das quais escuto com muita atenção, o que querem passar.
E Modigliani também soube aproveitar os "ensinamentos de pessoas que cruzaram seus caminhos"  Brancusi (escultor) foi um deles em seu momento "escultor".
Amedeo Modigliani nasceu em Livorno, Itália e morreu em Paris, França. Eis ai também um trato "cruzado comigo" - nasceu num lugar(país) e viveu e morreu em outro.
Sua vida - como todos artistas da "Belle Époque "- foi depois que chegou á Paris, marcada por boemia, mulheres e outros tantos "pecadilhos" da época.
Sua saúde nunca foi uma fortaleza, muito pelo contrário. E tal qual outros tantos, teve uma vida conturbada e trágica.
Aconselho a quem visitar  tal exposição, utilize-se de uma das tantas guias lá disponíveis. A que me guiou (acho que era Mariana, não estou bem certa) foi de uma clareza e conhecimento sobre o artista bem interessante. Lembrando que para melhor aproveitamento do "passeio" deve-se chegar cedo (o museu abre as 10:00 horas de terça a sexta-feira e sábados, domingos e feriados das 12:00h as 17:00, ingressos a R$8,00) pois quanto mais tarde mais pessoas entram (o que por um lado é ótimo) e fica um certo burburinho o que torna a audição quase nula e você pode ter a "sorte"??? como eu tive,  de ter um outra guia mau educada que falava ao celular em alto e bom som...lamentável ! prejudicando outros que queriam escutar .
Bem, voltando ao artista, gostei de seu traçado e foi ótimo saber que minhas idas à Museus e interesses em alguns pintores etc, ajudaram-me a manter uma conversa bem proveitosa.
Particularmente gostei de seus nus.
E mais não falarei para não tirar o encanto e surpresa daqueles que ainda pretendem "uma ida ao museu" (parece nome de filme rsrsrsr talvez influencia da semana do Oscar rsrsr.
Boa visita!

- "Foto extraída by site Adriana Sassoon "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thank you for visiting - Gracias por su visita