BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Personagens - O casal (Preconceito)


Temos a idéia, erronea eu sei, de achar que não somos preconceituosos. Mentira! Vejam esta "historinha" que presenciei.
Estávamos eu e uma amiga voltando de um passeio de domingo ensolarado, quando nos deparamos um um casal jovem dormindo no meio-fio. Ao entrarmos em um estabelecimento perto eis o diálogo que passou-se entre uma atendente e outra cliente comentando sobre o casal tão jovem que dormia.
- tão jovens e tão desprotegidos - comentou a balconista;
-
e brancos, falou!
Eu imediatamente olhei-a séria e disse: O que tem haver a cor deles com suas condições?
A senhora ficou um pouco incomodada com minha observação, minha amiga tentou consertar o que ela havia dito e ficou "pior a emenda que o soneto" como se diz. A tal senhora ficou bem constrangida e tentava a todo custo "clarear" suas palavras.
Saímos e no meio do caminho ficamos comentando sobre tal reaçao. E veio então a pergunta:
Somos ou não somos
pré-conceituosos?

Um comentário:

  1. Frequentemente somos,Ilma.Mas você não foi quando interpelou a balconista racista com severidade.Racismo é odioso.Muito bom podermos conversar com o nosso "eu" vigiando tantos pensamentos inferiores em relação a comportamentos diversos dos nossos,religiões que não professamos,ideias que não compartilhamos,e atitudes que não queremos mudar porque " são as corretas e usuais",etc... Quantas vezes "preconceituamos" no convívio com o Outro?
    Boa sacada,Ilma,necessário privilegiar atitudes de elegância espiritual.Afinal,qual o porquê de estarmos por aqui??!!!! Beijos,Ilma! Obrigada pela oportunidade que você nos dá,com o texto,de repensar e repassar muitos conceitos.
    Cida

    ResponderExcluir

Thank you for visiting - Gracias por su visita