BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Igreja da Candelária


Engraçado como viajamos pelo mundo, conhecendo sua história, admirando sua cultura e esquecemos por vezes de visitarmos e mesmo conhecermos nossa própria cidade. Sempre que lembro de tal fato, "corro" para corrigir tal falta. Aconteceu esta semana. Fui ao Centro do Rio de Janeiro (local rico de história) e lembrei-me que visito várias igrejas - aliás se visitar igrejas "absolvesse" os pecados, eu estaria nascendo novamente; mas continuando, estava eu fazendo meu circuito básico, quando deparei-me com ELA. Majestosa, clara e o principal! de portas abertas como se me convidasse a uma visita. ELA, é uma das mais famosas igrejas do Rio de Janeiro - Igreja de Nossa Senhora da Candelária, cujo nome foi lembrado mundo afora por uma chacina acontecida "aos seus pés" à chacina da candelária, um massacre de menores de rua ocorrido na madrugada de23 de julho de 1993 que teve repercussão internacional. Então aproveitei o "convite" e passei correndo por entre os carros parados e valeu muito a pena! ELA esta no "coraçao" de minha cidade -Rio de Janeiro - Brasil.

Esta foi a primeira igreja da cidade, datada de 1630, passou por uma série de reformas até chegar ao modelo atual, inaugurado em 1898. Do projeto original permanece apenas a fachada, com cúpula em pedra lioz. O interior neoclássico, ao invés de talha de madeira à maneira portuguesa, é todo em mármore. Possui vitrais de cores vivas, pinturas de João Zeferino da Costa, Bernardelli e Oscar Pereira da Silva, e belas portas em bronze fundido de autoria do escultor Teixeira Lopes. Contam os historiadores que sua contruçao se deve a uma devoção e ao cumprimento da promessa feita a Nossa Senhora da Candelária, por Antônio Martins Palma, comandante de um navio, que enfrentou uma forte tempestade.
A igreja da Candelária é uma das principais obras artísticas do século XIX, pela qualidade dos nomes envolvidos, pela arquitetura neoclássica e pela decoração interna exuberante, em estilo misto neoclássico e eclético. A isso, se soma a bela fachada, obra-prima do século XVIII, que demonstra uma grande harmonia no contraste entre os trechos pintados de branco e o granito escuro carioca, além dos diferentes perfis de janelas, as duas torres e o frontão clássico. Após visitar seu interior e fotografar, sai feliz da vida por ter "visto" este Igreja linda e tão importante para nossa história.

2 comentários:

  1. É isso mesmo, a gente sempre acaba esquecendo nossa cidade, nosso país...eu entrei na Candelária ano passado, depois de já ter entrado em tantas igrejas mundo afora e não me arrependi: LINDA DEMAIS e não deixa nada a dever em beleza a qqr outra do mundo, só deixa a dever em segurança e manutenção, mas aí, já é ooooooutra história!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ilma,parabéns pela criativa ideia de postar registros históricos e comentários pessoais sobre arquitetura tão linda e importante de nossa cidade do Rio de Janeiro;a igreja da Candelária!! Gostei muito de ter visitado seu blog.Estarei sempre por aqui pra aprender com seus Pensamentos Maduros!!! Beijos,Ilma! Cida

    ResponderExcluir

Thank you for visiting - Gracias por su visita