BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Igrejas - Antiga Sé



Uma das coisas que mais gosto é de descobrir lugares (cantinhos) nas cidades e não poderia ser diferente em minha cidade, Rio de Janeiro. Já postei anteriormente que adoro igrejas e de uns tempos para cá tenho descoberto ou redescoberto algumas de minha predileçao. Aqui falarei um pouco da Antiga Sé, na realidade, Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Anteriormente (idos século IIX ou XV) ali existia a Ermida Nossa Senhora do Ó.Tempos depois, por conta de seu desabamento, foi erguida a atual (1716) imponente e dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Tão logo chegou de Portugal, foi elevada à Capela Real por D. João VI, acessada pela realeza através da passadiços que ligavam o Paço ao convento das Carmelitas. Para se ter uma idéia da sua importância veja a seguir alguns fatos históricos que marcaram a Antiga Sé:
  • Os dois casamentos de D. Pedro I (com Imperatriz Leopoldina e D. Amélia), de D. Pedro II com D. Tereza Cristina e da Princesa Isabel com o Conde D'eu;
  • Batizado da Princesa Isabel e D. Pedro II;
  • Juramento da Primeira Constituição do Brasil por D. Pedro I em 12 de outubro de 1822;
  • Coroamento de D. Pedro I e II;
  • Elevação do país a Reino Unido do Portugal, Brasil e Algarves e de D. João VI como seu imperador;
  • Além dos ossos de Pedro Álvares Cabral estiveram enterrados ali. (Na verdade, a urna contém terra tirada do jazigo da família Cabral em Portugal, não existe nenhum osso ou coisa que o valha, mas vale o folclore).
  • Pois bem, em uma das minhas andanças pelo centro antigo do Rio de Janeiro, qual não foi minha surpresa ao saber que na Antiga Sé existe uma "exibição" em seu interior, chamada Som e Luz que retrata com clareza e leveza um pouco da sua história. Espetáculo que considero imperdível para todos que gostam de saber um pouco mais sobre nossa cidade (turistas ou não).
Custa apenas R$5,00 e funciona de segunda à sexta, das 10 às 15h. Aos sábados o horário de funcionamento é de 11 às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thank you for visiting - Gracias por su visita