BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Oba Oba da cidade

Ando irritada e já cheguei ao "topo" da paciência com a vocação que nós brasileiros temos para não fazermos nada direito.
Com exceções claro somos o país do jeitinho, tudo aqui "é meia boca". 
Você não encontra um serviço bom, você custa para encontrar um prestador de serviço sério.
Quase ninguém cumpre as leis e acha isso normal.
Normal para "quem cara pálida"?
E em particular o governo do meu tao maltratado Rio de Janeiro fica "tentando fazer" obras faraônicas que estão sendo construídas a toque de caixa e sabe lá como ficarão  depois de prontas e com aprovação da esfera  federal.
E nem temos um Metrô decente. Então concordo com o colunista que escreveu algo sobre sobre o Rio de Janeiro e que posto um trecho aqui.

"...Até agora, tinha dúvidas, mas hoje tenho certeza: o que mais fez mal ao Rio nos últimos tempos foi ter recebido a honraria de sediar as próximas Copa do Mundo e Olimpíadas. Desde que isso foi anunciado, um oba-oba cercou a cidade que, de uma hora para outra, tornou-se o lugar perfeito, a destino-desejo dos turistas do mundo inteiro, a cidade-fetiche do planeta. 
Até há pouco, o Rio parecia ter um único problema: a violência. A gente acreditava que, no dia em que houvesse mais segurança por aqui, as delícias da cidade poderiam ser aproveitadas. As UPPs, criadas com o olho das autoridades nos grandes eventos que se aproximam, não resolveram a questão. Mas é evidente que trouxeram para todos os habitantes do Rio uma sensação de mais segurança. Foi aí que se descobriu ou que se percebeu que as delícias que a gente não aproveitava não eram tão evidentes. O Rio está mais seguro. Mas continua sujo, com serviços abaixo da crítica, com transportes ineficientes, com preços absurdamente caros. A gente só não se dava conta porque a violência encobria tudo. 
Vou destacar só um dos muitos pontos negativos que o Rio agora deixa à mostra: o trânsito. Sou de um tempo em que engarrafamentos, congestionamentos, tráfego intenso não faziam parte das conversas cariocas. Isso era coisa de paulista. Hoje, qual é o dia em que você não se pega queixando-se ou ouvindo queixas do tráfego? Uma cidade de distâncias curtas cada vez aproveita menos essa vantagem e torna complicado o que poderia ser simples. 
Continuo amando o Rio e torço para que sua imagem seja boa. Mas não vou entrar para o cordão do oba-oba que quer transformá-la, sem merecimento, na melhor cidade do mundo. Não é. Está longe de ser. E não há indícios de que esteja sendo feito algo para que ela um dia receba este título.
Texto de Artur Xexéo (para o jornal OGLOBO)

Um comentário:

  1. Também cansei de oba-oba. O Rio é uma cidade linda, a qual amo de paixão, mas não sou cega, nem surda, nem burra. Tá tudo sendo maquiado e as pessoas estão acreditando nisso e se deixando envolver por uma onda de felicidade vazia e cega com a cidade maravilhosa.
    As portas de entrada, como a Rodoviária e o Galeão, são de um desmazelo total.
    O transporte público é ridículo, apesar todas as obras pirotécnicas e os "legados" que um dia receberemos desses eventos todos... educação, saúde, segurança? tudo MUITO ruim.

    Para muita gente, criticar o Rio é inveja, burrice, miopia etc. A falta dessa autocrítica e excesso de autoestima faz com a cidade um dia maravilhosa, caminhe a passos largos para uma metrópole caótica, sem lei e inviável para se transitar.

    Nada causa dano maior à imagem do Brasil do que a sua realidade. Pena que poucos querem enxergar.

    ResponderExcluir

Thank you for visiting - Gracias por su visita