BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pensamentos de viagem, na viagem

Pois é, acabo de retornar de mais uma maravilhosa viagem á Europa (Paris, Milano e Lisboa) e durante o tempo destas merecidas férias fui tecendo em minha "cabeça" alguns pensamentos que comecei a criar logo que cheguei a minha primeira parada - Paris.
Adoro esta cidade! Lógico que não é novidade para alguns, mas desta vez teve um sabor especial, teve um "que" a mais. Foi minha segunda ida para Paris e aí fui percebendo como é gostoso retornar a um local que já se esteve para conhecer mais profundamente seus habitantes.
Os pontos turísticos são sempre obrigatórios em qualquer viagem mas para mim o que faz a grande diferença são as pessoas.

Consulto vários sites, blogs e outros tantos, sobre o lugar que vou mas em lá estando o que gosto mesmo é de "me perder" por suas ruas e costumes.
Gosto de usar o transporte público e ir a lugares que os que vivem alí frequentam., É uma delícia!
P.S. Em Paris, alguns dirão, isto é quase uma obrigação - mas não estou falando só da Cidade Luz - falo de qualquer lugar; a começar pela minha cidade, meu bairro e assim por diante.
Fiz isto em Milao e em Lisboa também.
Muitas pessoas não sabem nem quem são seus vizinhos; nem o que se encontra virando a esquina de casa e quando viajam (não todos claro) ficam querendo descobrir coisas que já estavam alí há séculos, porém cegos não enxergavam.

Primeiro pensamento: Você não precisa ser um "expert" no idioma do País; voce precisa isso sim, ser educado, e isto acredito que qualquer mãe faz bem o seu trabalho.
Agora, se você não fala nem com seu porteiro ou alguém semelhante, como quer chegar em qualquer lugar e ser bem tratado?
Alie a este pensamento um pouco de carisma que sei alguns não tem. Não é o meu caso. Como uma vez falou um professor, se voce tem carisma jáé meio caminho andado" se nao tem, tem que fazer o caminho todo. Ah! e quando for aprender algum idioma faça-o com alguém que já tenha viajado. Faz uma "ENORME" diferença.


Segundo pensamento:  Quase tudo que você aprendeu em qualquer curso de idiomas é inútil. Ah!  pensa que estou exagerando???? Já leu a matéria que saiu estes dias nos jornais, dizendo que nós brasileiros falamos o pior ingles (idioma) de todos? Porque será? E eles respondem.....Por que todos os cursos querem lhe atochar de regras, verbos pronominais etc que no dia a dia você quase não vai fazer uso - a não ser que você queira estudar literatura, ser diplomata ou algo parecido?
Então, aprendi e decidi que: O meu básico de ingles, frances (já indo para o intermediário) e espanhol (que esta um pouco enferrujado confesso) já esta de bom tamanho; o que Eu e todos temos que fazer é...VIAJAR.
Conhecer os lugares e aguçar os ouvidos para tudo que dizem e ir aprendendo com a lingua "viva"
Fácil? Não me parece, pois conheço pessoas que pensam que para visitar algum lugar tem que saber todos as regras etc. da lingua. Pura falta do que fazer e balela.
Fico pensando se quando decidirem ir ao Japão, China ou Rússia como será? Talvez nesta encarnação não consigam visitar tais países - ficam então para próxima (lembrando que o que aqui é aprendido, morre aqui mesmo).
P.S. Quando forem para Portugal também terão que fazer um curso de idiomas, já que o portugues de lá não é tão fácil assim de se compreender como muitos supõem.

Terceiro pensamento: Não precisamos de tantas roupas para viver. E este particularmente foi meu melhor pensamento (risos).
Já não sou, alguns anos, uma grande consumista e desta viagem agora aprendi que com 3 blusas e 1 ou 2 calças compridas (fora roupa íntima claro) e alguns outros acessórios posso fazer uma festa. Não esquecendo meus valiosos cremes para pele e protetor solar - uma benção!

Conclusão: Não viajo mais carregando mala. Nem média, nem pequena. Já chega ter que levar meu corpo que dependendo do lugar e dia já esta pesado.

Viva liberdade !!!! Aliás sempre foi meu lema (risos novamente) e isto tudo sem perder jamais o charme e a elegância.

Enfim, depois de mais estes pensamentos estou pronta para mais algumas viagens deliciosas que sei vou realizar.
Mundo me aguarde!!!!! Já estou indo para a próxima.
Au revoir!!!!


Obs.: como esse meu teclado é portugues (de portugal)  pode ter ocorrido alguma falha, mas nada que sua boa interpretação não alcance.

5 comentários:

  1. Um dia quero viajar leve. Ainda não consigo. Principalmente se for inverno.
    Quanto a idiomas, realmente, o ideal é aprender como se faz com a língua materna, mas o bilinguismo é para poucos, ainda. A questão é que a prática é muito difícil se não houver contato com a língua estrangeira no dia a dia. Mas não concordo que tudo que se aprende em cursos é inútil rsss.
    Comunicar-se deve ser o objetivo. É claro que quanto mais se conhece da língua, seja por que meio for, mais eficaz e menos dolorosa será a comunicação. Afinal, gasta-se muito tempo tentando se fazer compreender por meios que não "as palavras certas na estrutura adequada".
    Acho que aquela pesquisa abordou um problema muito comum no nosso país. Em qualquer esquina se encontra um curso de idiomas e nem sempre eles são sérios. E não se pode comparar com outos países onde as crianças são alfabetizadas em mais de um idioma ou se ensina idiomas em condições muito mais favoráveis do que aqui. Nesse aspecto, acho até que os brasileiros são muito corajosos com o inglês macarrônico. rssss

    ResponderExcluir
  2. hahahahahha...estou aqui morrendo de rir!!!
    Eu sabia que um dia vc chegaria à conclusão de que viajar pesada demais é roubada!! Agora vc entende como consegui levar aquela malinha para 10 dias no Uruguai, né?
    Adorei o post!!!
    beijos!
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Karla, e agora de mmochila de rodinha estou um "perigo" rsrsrsr
      Grata pela pelo comentário

      Excluir
  3. Patricia Mendicelli disse:
    Ilma, adorei seu texto! Minhas viagens são apenas planos, mas com certeza me lembrarei das suas dicas, principalmente a da mala....rs. Do jeito que sou exagerada levaria muitas peças e uma mala enorme....rs.

    ResponderExcluir

Thank you for visiting - Gracias por su visita