BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Lembranças de viagem" (Algumas)


  1. O VOO
Legal! Saí de casa cedo pois meu voo estava marcado para as 22:20h e como não gosto de correrias, lá fomos eu e meu filho rumo ao "bendito" Aeroporto Internacional Tom Jobim (ou Galeão). Tudo legal, tudo tranquilo até que meu filho foi conferir o horário do check-in.
PAUSA!!!! SUSPENSE!!!!!!! Meu belo voo estava atrasado umas  4horas (quatro horas, isto mesmo) e eu que tinha me programado para chegar ao meu destino (Paris) com dia claro, desembarquei em Orly ás 22:00horas - era para ter chegado às 17horas, no máximo 18horas.
Resumo: Todos os setores de informações fechados. E as conexões do RER idem.
O que fazer????? Beber um cafezinho para reanimar e começar a pensar no plano B - TÁXI, que no meu caso em particular sai muito caro já que viajo sozinha.

2. DESTINO OU SORTE

Em pé no balcão, esperando meu café salvador e ouvidos ligados - sempre! Eis que ouço palavras em idioma conhecido e puxo assunto sobre o atraso, malas, plano B etc.
Passados alguns instantes todos somem e procuro banheiro. Problema resolvido volto para apanhar minhas malas e encontro novamente o casal, ah! eu não disse antes mas era um casal; a mulher se aproxima de mim e pergunta:
- Você vai para qual lugar?
Respondo :"Saint German de Prés".
- Quer dividir um táxi? Nós também vamos para lá! .......(Música para meus ouvidos rsrsrs). Diante do meu franco sorriso de satisfação, Norma (depois fiquei sabendo o nome de ambos) disse: "Mulher, você é muito sortuda mesmo já ganhou seu presente de Natal rsrsrsr.
E lá fomos nós procurar um táxi, coisa que não é difícil neste aeroporto.
Mas o mais surpreendente ainda estava por vir.
Quando passei o endereço do hotel aonde ficaria hospedada, houve um espanto geral e gargalhada idem.
Meu jantar de chegada a Saint Germain de Pres
Como se não bastasse eu encontrar alguem para dividir um taxi, que iria para o mesmo bairro, o cúmulo da sorte, eles iriam para a MESMA rua. ´
É o não é um presentão? rsrsr
E para completar ainda fizeram a gentileza de não deixarem eu pagar a corrida e para recompensar tal delicadeza eu os convidei para beber e comer algo e fiz questão de pagar a conta, LÓGICO.
Despesa: Táxi €36.00; despesas deles € 12.00.
Foi um começo de noite em Paris maravilhoso.

3. DESPEDIDA DE S. GERMAIN DE PRÉS

Foi emocionante !!!!
Foram três dias de pura magia, satisfaçao  e aprendizado.
E no terceiro dia eu estava na recepção do hotel fazendo o check-out aproximadamente às 10horas da manhã, quando ouço alguém gesticulando e gritando palavras em portugues  na calçada .
Era o casal de atendentes  da La Pistacherie aonde todas as tardes bebia um chá com bolo, ambos deliciosos.
Lugar delicioso
Detalhe: Ambos atendentes franceses rsrsr,
A cara do recepcionista do hotel, de surpresa, foi muito boa também rsrs

Depois disto tudo só tenho que comemorar mesmo, o que foi uma esplêndida viagem, em todos os sentidos.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pensamentos de viagem, na viagem

Pois é, acabo de retornar de mais uma maravilhosa viagem á Europa (Paris, Milano e Lisboa) e durante o tempo destas merecidas férias fui tecendo em minha "cabeça" alguns pensamentos que comecei a criar logo que cheguei a minha primeira parada - Paris.
Adoro esta cidade! Lógico que não é novidade para alguns, mas desta vez teve um sabor especial, teve um "que" a mais. Foi minha segunda ida para Paris e aí fui percebendo como é gostoso retornar a um local que já se esteve para conhecer mais profundamente seus habitantes.
Os pontos turísticos são sempre obrigatórios em qualquer viagem mas para mim o que faz a grande diferença são as pessoas.

Consulto vários sites, blogs e outros tantos, sobre o lugar que vou mas em lá estando o que gosto mesmo é de "me perder" por suas ruas e costumes.
Gosto de usar o transporte público e ir a lugares que os que vivem alí frequentam., É uma delícia!
P.S. Em Paris, alguns dirão, isto é quase uma obrigação - mas não estou falando só da Cidade Luz - falo de qualquer lugar; a começar pela minha cidade, meu bairro e assim por diante.
Fiz isto em Milao e em Lisboa também.
Muitas pessoas não sabem nem quem são seus vizinhos; nem o que se encontra virando a esquina de casa e quando viajam (não todos claro) ficam querendo descobrir coisas que já estavam alí há séculos, porém cegos não enxergavam.

Primeiro pensamento: Você não precisa ser um "expert" no idioma do País; voce precisa isso sim, ser educado, e isto acredito que qualquer mãe faz bem o seu trabalho.
Agora, se você não fala nem com seu porteiro ou alguém semelhante, como quer chegar em qualquer lugar e ser bem tratado?
Alie a este pensamento um pouco de carisma que sei alguns não tem. Não é o meu caso. Como uma vez falou um professor, se voce tem carisma jáé meio caminho andado" se nao tem, tem que fazer o caminho todo. Ah! e quando for aprender algum idioma faça-o com alguém que já tenha viajado. Faz uma "ENORME" diferença.


Segundo pensamento:  Quase tudo que você aprendeu em qualquer curso de idiomas é inútil. Ah!  pensa que estou exagerando???? Já leu a matéria que saiu estes dias nos jornais, dizendo que nós brasileiros falamos o pior ingles (idioma) de todos? Porque será? E eles respondem.....Por que todos os cursos querem lhe atochar de regras, verbos pronominais etc que no dia a dia você quase não vai fazer uso - a não ser que você queira estudar literatura, ser diplomata ou algo parecido?
Então, aprendi e decidi que: O meu básico de ingles, frances (já indo para o intermediário) e espanhol (que esta um pouco enferrujado confesso) já esta de bom tamanho; o que Eu e todos temos que fazer é...VIAJAR.
Conhecer os lugares e aguçar os ouvidos para tudo que dizem e ir aprendendo com a lingua "viva"
Fácil? Não me parece, pois conheço pessoas que pensam que para visitar algum lugar tem que saber todos as regras etc. da lingua. Pura falta do que fazer e balela.
Fico pensando se quando decidirem ir ao Japão, China ou Rússia como será? Talvez nesta encarnação não consigam visitar tais países - ficam então para próxima (lembrando que o que aqui é aprendido, morre aqui mesmo).
P.S. Quando forem para Portugal também terão que fazer um curso de idiomas, já que o portugues de lá não é tão fácil assim de se compreender como muitos supõem.

Terceiro pensamento: Não precisamos de tantas roupas para viver. E este particularmente foi meu melhor pensamento (risos).
Já não sou, alguns anos, uma grande consumista e desta viagem agora aprendi que com 3 blusas e 1 ou 2 calças compridas (fora roupa íntima claro) e alguns outros acessórios posso fazer uma festa. Não esquecendo meus valiosos cremes para pele e protetor solar - uma benção!

Conclusão: Não viajo mais carregando mala. Nem média, nem pequena. Já chega ter que levar meu corpo que dependendo do lugar e dia já esta pesado.

Viva liberdade !!!! Aliás sempre foi meu lema (risos novamente) e isto tudo sem perder jamais o charme e a elegância.

Enfim, depois de mais estes pensamentos estou pronta para mais algumas viagens deliciosas que sei vou realizar.
Mundo me aguarde!!!!! Já estou indo para a próxima.
Au revoir!!!!


Obs.: como esse meu teclado é portugues (de portugal)  pode ter ocorrido alguma falha, mas nada que sua boa interpretação não alcance.