BEM VINDO! WELCOME! BIENVENUE! BIENVENIDA

NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO. GRATA.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Personagens - O casal (Preconceito)


Temos a idéia, erronea eu sei, de achar que não somos preconceituosos. Mentira! Vejam esta "historinha" que presenciei.
Estávamos eu e uma amiga voltando de um passeio de domingo ensolarado, quando nos deparamos um um casal jovem dormindo no meio-fio. Ao entrarmos em um estabelecimento perto eis o diálogo que passou-se entre uma atendente e outra cliente comentando sobre o casal tão jovem que dormia.
- tão jovens e tão desprotegidos - comentou a balconista;
-
e brancos, falou!
Eu imediatamente olhei-a séria e disse: O que tem haver a cor deles com suas condições?
A senhora ficou um pouco incomodada com minha observação, minha amiga tentou consertar o que ela havia dito e ficou "pior a emenda que o soneto" como se diz. A tal senhora ficou bem constrangida e tentava a todo custo "clarear" suas palavras.
Saímos e no meio do caminho ficamos comentando sobre tal reaçao. E veio então a pergunta:
Somos ou não somos
pré-conceituosos?

Igrejas - Antiga Sé



Uma das coisas que mais gosto é de descobrir lugares (cantinhos) nas cidades e não poderia ser diferente em minha cidade, Rio de Janeiro. Já postei anteriormente que adoro igrejas e de uns tempos para cá tenho descoberto ou redescoberto algumas de minha predileçao. Aqui falarei um pouco da Antiga Sé, na realidade, Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Anteriormente (idos século IIX ou XV) ali existia a Ermida Nossa Senhora do Ó.Tempos depois, por conta de seu desabamento, foi erguida a atual (1716) imponente e dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Tão logo chegou de Portugal, foi elevada à Capela Real por D. João VI, acessada pela realeza através da passadiços que ligavam o Paço ao convento das Carmelitas. Para se ter uma idéia da sua importância veja a seguir alguns fatos históricos que marcaram a Antiga Sé:
  • Os dois casamentos de D. Pedro I (com Imperatriz Leopoldina e D. Amélia), de D. Pedro II com D. Tereza Cristina e da Princesa Isabel com o Conde D'eu;
  • Batizado da Princesa Isabel e D. Pedro II;
  • Juramento da Primeira Constituição do Brasil por D. Pedro I em 12 de outubro de 1822;
  • Coroamento de D. Pedro I e II;
  • Elevação do país a Reino Unido do Portugal, Brasil e Algarves e de D. João VI como seu imperador;
  • Além dos ossos de Pedro Álvares Cabral estiveram enterrados ali. (Na verdade, a urna contém terra tirada do jazigo da família Cabral em Portugal, não existe nenhum osso ou coisa que o valha, mas vale o folclore).
  • Pois bem, em uma das minhas andanças pelo centro antigo do Rio de Janeiro, qual não foi minha surpresa ao saber que na Antiga Sé existe uma "exibição" em seu interior, chamada Som e Luz que retrata com clareza e leveza um pouco da sua história. Espetáculo que considero imperdível para todos que gostam de saber um pouco mais sobre nossa cidade (turistas ou não).
Custa apenas R$5,00 e funciona de segunda à sexta, das 10 às 15h. Aos sábados o horário de funcionamento é de 11 às 14h.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Rituais


A palavra ritual (do latim rituale) que entre outros significados pode ser:cerimonial, conjunto das regras, etiqueta, protocolo.
Por conta disso, fico sempre muito chateada quando os "calouros" de universidades resolvem transformar este momento importante de suas vidas, em algo improdutivo, já que poderia ser muito mais interessante para toda a sociedade se dedicassem seu precioso tempo em alguma açao social ao invés de ficarem tal qual "pedintes" pelas vias públicas solicitando "uma moedinha só" para com o resultado ao final do arrecadamento, transformarem em bebidas tudo que foi arrecadado. Penso que já se começa mal o ingresso à universidade deste jeito. Ao ingressar, deveriam ser estimulados desde logo à ética, companheirismo etc... Não dou mais um "tostão" - furado ou não - já que não compactuo com tal desperdício de saúde e energia em algo sem sentido. Não sou contra a celebração ou rito, como queira, lógico que podem comemorar (bebendo e comendo lógico) mas daí a ficar se "escravizando"por conta do que estudantes mais antigos destas instituições possam fazer ou não é demais para mim. Já começam com sentimento de "rejeição" já que na grande maioria das vezes são adolescentes e ainda estão com perfil em formação, dai achar que poderiam aproveitar esta fase para algo mais interessante para todos da comunidade. Por que na realidade o que se ve ali é o retrato de nossa educaçao.....Pobre e de "pires na mao".

Igreja da Candelária


Engraçado como viajamos pelo mundo, conhecendo sua história, admirando sua cultura e esquecemos por vezes de visitarmos e mesmo conhecermos nossa própria cidade. Sempre que lembro de tal fato, "corro" para corrigir tal falta. Aconteceu esta semana. Fui ao Centro do Rio de Janeiro (local rico de história) e lembrei-me que visito várias igrejas - aliás se visitar igrejas "absolvesse" os pecados, eu estaria nascendo novamente; mas continuando, estava eu fazendo meu circuito básico, quando deparei-me com ELA. Majestosa, clara e o principal! de portas abertas como se me convidasse a uma visita. ELA, é uma das mais famosas igrejas do Rio de Janeiro - Igreja de Nossa Senhora da Candelária, cujo nome foi lembrado mundo afora por uma chacina acontecida "aos seus pés" à chacina da candelária, um massacre de menores de rua ocorrido na madrugada de23 de julho de 1993 que teve repercussão internacional. Então aproveitei o "convite" e passei correndo por entre os carros parados e valeu muito a pena! ELA esta no "coraçao" de minha cidade -Rio de Janeiro - Brasil.

Esta foi a primeira igreja da cidade, datada de 1630, passou por uma série de reformas até chegar ao modelo atual, inaugurado em 1898. Do projeto original permanece apenas a fachada, com cúpula em pedra lioz. O interior neoclássico, ao invés de talha de madeira à maneira portuguesa, é todo em mármore. Possui vitrais de cores vivas, pinturas de João Zeferino da Costa, Bernardelli e Oscar Pereira da Silva, e belas portas em bronze fundido de autoria do escultor Teixeira Lopes. Contam os historiadores que sua contruçao se deve a uma devoção e ao cumprimento da promessa feita a Nossa Senhora da Candelária, por Antônio Martins Palma, comandante de um navio, que enfrentou uma forte tempestade.
A igreja da Candelária é uma das principais obras artísticas do século XIX, pela qualidade dos nomes envolvidos, pela arquitetura neoclássica e pela decoração interna exuberante, em estilo misto neoclássico e eclético. A isso, se soma a bela fachada, obra-prima do século XVIII, que demonstra uma grande harmonia no contraste entre os trechos pintados de branco e o granito escuro carioca, além dos diferentes perfis de janelas, as duas torres e o frontão clássico. Após visitar seu interior e fotografar, sai feliz da vida por ter "visto" este Igreja linda e tão importante para nossa história.